Elementos Essenciais do Seguro

Os Elementos Essenciais do Seguro são aqueles elementos dos seguros sem os quais o seguro não seria seguro. É como, por exemplo, um rosto: os elementos essenciais de um rosto são olhos, nariz e boca.  Se não tiver olhos, nariz ou boca, não é rosto. Nem por isso o rosto deixa de ter outros elementos: as sobrancelhas, o bigode, sei lá... mas isso não é essencial para que um rosto seja um rosto. Os olhos, o nariz e a boca são. Assim, são esses elementos:

  • Seguradora: A seguradora é aquela que assume o risco pra si e tem o direito de gerir os recursos pagos pelo segurado. É a pessoa que aceita a aposta de que o evento segurado (risco) não vai acontecer. Se acontecer, ela paga a indenização ao segurado pelo sinistro.
  • Segurado: É aquele que está com medo de que determinado evento (risco) aconteça e por isso faz um acordo com a seguradora onde paga uma certa parcela para ela (chamada de Prêmio) e, em troca, caso o evento aconteça (dê sinistro) recebe uma indenização.
  • Prêmio: É o valor que o segurado paga para a seguradora. A droga é que "Prêmio" é um nome péssimo para isso, porque dá a entender que é o que a pessoa recebe. Mas na verdade, o prêmio é justamente o contrário, é o que a pessoa PAGA. O valor que a pessoa recebe caso aconteça o sinistro é chamado de indenização.
  • Risco: É um acontecimento que pode ou não acontecer. Quando fazem um seguro, é como se fosse uma aposta entre o segurado e a seguradora: o segurado aposta que vai acontecer e, como tem medo do risco, quer se prevenir; já a seguradora aposta que não vai acontecer, e por isso aceita o seguro. Na verdade, a seguradora sabe que em alguns casos o risco vai ocorrer, mas como ela conhece estatísticas sobre o risco, pode pedir um prêmio que cubra as despesas nesses casos em que o risco se torna realidade.

Paztejamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário